segunda-feira, 15 de agosto de 2022

423B6D73-12EA-4E49-909C-9C566909EE20

O CMEI Serginho localizado no bairro Jardim das Aroeiras tem capacidade para atender até 396 crianças, de 0 a 5 anos e 11 meses

MARIA BARBANT

Luiz Alves

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro inaugura nesta quinta-feira (3), às 17h30, o maior Centro Municipal de Educação Infantil da rede pública de ensino de Cuiabá. O CMEI Sérgio Luiz Ferreira da Silva, carinhosamente chamado de CMEI Serginho, localizado no bairro Jardim das Aroeiras, tem 1.311,97 m2 de área construída e capacidade para atender até 396 estudantes da Educação Infantil, na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses.

As obras da nova unidade tiveram início em janeiro de 2020. Um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões em recursos federais e contrapartida do Município. A unidade educacional tem 11 salas de aula, lactário, fraldários, solários e playground.  Devido ao desnível natural do terreno, foi construído um muro de arrimo e o sistema de drenagem foi executado com tubulação corrugada, manta geotêxtil (bidim) e pedra britada.

A primeira unidade educacional da rede pública municipal – Projeto Padrão Tipo 1 – foi desenvolvido para o Programa Proinfância. Sua estrutura atende a critérios diferenciados como facilidade de acesso entre os blocos; segurança física que restringe o acesso dos estudantes desacompanhados em áreas como cozinha, lavanderia, caixa d’água, central de gás, luz e telefonia; circulação entre os blocos com garantia de acessibilidade em consonância com a ABNT NBR 9050; setorização por faixa etária, com adoção de salas exclusivas para promoção de atividades específicas de acordo com as necessidades pedagógicas; ambientes de integração e convívio entre as crianças de diferentes faixas etárias; interação visual e equipamentos destinados ao uso e escala infantil como louças sanitária, pias, bancadas e acessórios em geral.