sexta-feira, 12 de agosto de 2022

28986A71-6EA7-424B-A068-E552A7E0356B

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informou, por meio de nota divulgada ao Única News nesta segunda-feira (03), que aguarda o envio de doses do Ministério da Saúde para a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos.

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB-MT) aprovou a imunização de crianças na última terça-feira (28), por meio da Resolução nº 166. Entretanto, a vacinação só terá início após o envio de doses específicas pelo Ministério da Saúde e emissão de nota técnica referente à aplicação.

“Mato Grosso segue a recomendação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e aprova a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos de idade. Mesmo que não haja alta letalidade por Covid-19 no público infantil, as crianças transmitem o vírus. Por isso, é muito importante que as nossas crianças estejam imunes a esse vírus para que tenhamos taxas cada vez menores de transmissão e, consequentemente, de letalidade”, explicou o secretário de Estado de Saúde e presidente da CIB-MT, Gilberto Figueiredo.

O Ministério da Saúde encerrou no último domingo (02) uma consulta pública sobre a imunização de crianças. A vacinação dessa faixa etária está liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde o dia 16, com o imunizante da Pfizer.

O ministério acrescenta que a inclusão da referida faixa etária no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação deverá priorizar crianças com deficiência permanente ou comorbidades, bem como aquelas que vivam “em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19”.

No caso de crianças sem comorbidade, a ordem de prioridade vai das mais velhas para mais novas, iniciando com o grupo com idade de 10 a 11 anos.

 

fonte: Única News