terça-feira, 16 de agosto de 2022

CD329BBA-4249-4FC4-A3CC-6CCCDB508CFB

Os três postulantes obtiveram maior índice na pesquisa eleitoral realizada pela empresa PercentBrasil

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

A empresa PercentBrasil Pesquisas, realizou uma pesquisa de opinião pública, para saber da população mato-grossense como está o cenário eleitoral para o cargo de Governador no Estado de Mato Grosso para o pleito de 2022.

A pesquisa tem como intuito medir os possíveis candidatos que poderão concorrer a disputa eleitoral deste ano e ocupar uma cadeira no Palácio Paiaguás. Entre eles estão os mais cotados: Mauro Mendes (União Brasil), Wellington Fagundes (PL), Emanuel Pinheiro (MDB) e Nilson Leitão (PSDB).

Confira os dados da pesquisa nos gráficos no final da matéria.

Na modalidade Espontânea

A população foi questionada pelos entrevistadores da PercentBrasil, se as eleições fossem hoje, em quem o sr (a) votaria para governador de Mato Grosso?

De acordo com 19,5% da população afirmaram que votariam novamente em Mauro Mendes para permanecer por mais quatro anos. Para 9,1% da população responderam Wellington Fagundes e 7,0% da população votaria em Emanuel Pinheiro para governar o Estado de Mato Grosso no pleito deste ano.

 

Apenas 0,2% da população votariam em Janaina Riva e Dilceu Rossato, que mesmo não anunciando ser candidato ainda pontuou na pesquisa.

Já 2,2% da população não respondeu o questionário; 8,7% da população votaram nulo/branco e 48,9 % não souberam ou estão indecisos em qual candidato votar para governador de Mato Grosso.

Na modalidade Estimulada

A PercentBrasil através dos entrevistadores perguntou para a população, se as eleições para governador de Mato Grosso fossem hoje, e se esses fosses os candidatos, em quem o sr (a) votaria?

De acordo com a população, 33,7% responderam Mauro Mendes para governador de Mato Grosso; 20,6% votariam em Wellington Fagundes; 15,0% escolheram Emanuel Pinheiro; 9,8% Nilson Leitão; 1,7% optariam por José Carlos do Pátio; 1,5% escolheriam Gilberto Lopes Filho para comandar o Palácio Paiaguás nas eleições deste ano.

Já 0,7% da população mato-grossense não responderam; 7,0 não souberam ou estão indecisos e 10 ficou no voto nulo/branco.

Com base na pesquisa realizada pela PercentBrasil,temos três nomes fortes para concorrer a disputa eleitoral deste ano.  A população acredita que o atual governador de Mato Grosso Mauro Mendes (UB), tem feito um excelente trabalho durante esses 3 anos à frente do comando do Palácio Paiaguás juntamente com toda a sua equipe técnica.

Já o senador Wellington Fagundes (PL), aparece entre os possíveis candidatos para governador por ser um candidato com nome forte para enfrentar Mauro Mendes e por ser líder do Partido Liberal em Mato Grosso, onde conseguiu trazer o presidente da República Jair Messias Bolsonaro líder nas pesquisas em Mato Grosso, para o Partido e o tornar seu fiel aliado, tendo como principal soma de votos a transferência dos eleitores do presidente.

A população também votou como candidato forte o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB), por acreditar que ele é um bom gestor municipal e tem realizado diversas obras, no qual, foi transformando Cuiabá em cidade modelo para outros municípios do estado e até do Brasil. Os trabalhos vão além, a gestão popular e humanizada o fazem um dos preferidos para a disputa.

Foram medidas as intenções de voto sem o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB).

Se as eleições fossem hoje, e esses fossem os candidatos a governador em quem você votaria?

Para 37,7% da população afirmaram que votariam em Mauro Mendes para governador de Mato Grosso; 25,0 % responderam que o candidato seria Wellington Fagundes; 2,3% disseram Carlos Fávaro; 1,9% em José Carlos do Pátio e 1,3% escolheriam Gilberto Lopes Filho.

Já 1,7% da população não responderam; 14,9%; não souberam ou estão indecisos e 15,2% votaram nulo/branco.

Segundo a pesquisa realizada pela PercentBrasil é possível avaliar que comparando o cenário entre os candidatos mais votados Mauro Mendes e Wellington Fagundes, a disputa fica mais acirrada, tendo como principal voto de migração para WF, os votos do prefeito Emanuel Pinheiro, onde a diferença é de apenas 12,7%.

Ofatonews

RONYE PERCENT

Ronye Steffan Rosa Índio – Diretor da PercentBrasil

“A pesquisa eleitoral mostra os principais postulantes ao cargo de governador do estado, não necessariamente será o mesmo quadro após as convenções estaduais. A PercentBrasil mostra apenas que os nomes do atual governador Mauro Mendes (UB), senador Wellington Fagundes (PL), prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e ex-deputado federal Nilson Leitão (PSDB), estão entre os preferidos da população mato-grossense” pontuou Ronye Steffan – Pesquisador das áreas política e eleitoral.

Rejeição para governador

Quando o quesito é rejeição, os possíveis candidatos aparecem com baixo índice nesse início de ano eleitoral.

De acordo com a pesquisa eleitoral da PercentBrasil,Emanuel Pinheiro tem 15,9%; de rejeição, seguido de Mauro Mendes com 15,5%; Nilson Leitão; 6,6%; Jayme Campos; 6,6%; Wellington Fagundes; 4,9%; José Carlos do Pátio; 4,7%.

Já a candidata Professora Rosa Neide; 3,6%, Carlos Fávaro; 2,7% e Gilberto Lopes Filho;0,3%, tem os menores índices de rejeição na pesquisa.

5,0% não responderam, 12,5% não rejeitam ninguém e 21,7% não souberam responder em quem rejeitaria para governador de Mato Grosso.

Confira os gráficos abaixo:

PESQUISA ESPONTANEA

PESQUISA ESTIMULADA

PESQUISA ESTIMULADA CENARIO 1

PESQUISA REJEIÇÃO

A pesquisa foi realizada pela PercentBrasil com metodologia quantitativa, técnica “Survey de opinião”, e obteve um total de 824 entrevistas pessoais e individuais de forma residencial. A coleta foi entre os dias 17 a 23 de fevereiro de 2022, em 48 municípios do Estado de Mato Grosso. Tendo o intervalo de confiança de 95% e a margem de erro de 3, 41% para mais ou menos.

Conforme determina a legislação eleitoral em vigor, a pesquisa foi devidamente registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com os números BR-05109/2022 e MT-04555/2022.