segunda-feira, 15 de agosto de 2022

f454b647536a5cd3f6a84732543b0108

Durante o mês de setembro, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência de Cuiabá colocou em prática uma nova ação com foco nas 17 famílias da Comunidade do Morro do São Gerônimo (25 km de Cuiabá). O trabalho teve como foco amparar as famílias em situação de vulnerabilidade e que sofreram com o incêndio ocorrido na região em agosto. Durante a visita foram realizadas orientações e encaminhamentos para acesso aos direitos e benefícios socioassistenciais.

A ação foi feita pela equipe técnica de abordagem social e buscou compreender quais eram as principais urgências das famílias. Após constatação das principais demandas, a equipe retornou em seguida e fez a entrega de benefícios eventuais de alimentação, como cestas básicas, visando à garantia do direito à alimentação de forma emergencial.

Ainda durante a ação, os profissionais também ouviram tristes histórias de moradores que perderam animais, plantações e até mesmo sistema de água. “A minha tenda e cavalete pegaram fogo. Não sobrou nada”, desabafou a moradora Daniella Marques de Almeida.

Segundo o presidente da Associação de Moradores, Ademil Benedito do Nascimento Freitas, muitas famílias estão em situação de vulnerabilidade no local. “As famílias aqui da comunidade estão passando por muitas necessidades. Foi uma situação inesperada”, afirmou.

De acordo com a assistente social Joyce Santos, após o atendimento emergencial, as famílias devem seguir sendo acompanhadas pela Prefeitura. “Essas famílias passam a ser referenciadas no município, recebendo atendimento continuado, após avaliação da equipe”, finalizou.