segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Oficina-das-doulas

Objetivo é utilizar a arte como forma de promover o autoconhecimento e o vínculo de mães com os bebês

Três artistas e doulas mato-grossenses decidiram unir o conhecimento das duas áreas para formular uma oficina que utilizará a arte como ferramenta para construção de vínculo entre gestantes e mães com o bebê.

Assim, nasceu o projeto Sonoro Gestar, que será lançado nesta quarta-feira (28), às 19h (horário de Cuiabá), em uma transmissão ao vivo pelo perfil do coletivo Alcateia de Doulas no Instagram. As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas.

A musicista Tuanny Godoi, a focalizadora de dança circular Maria Carolina e a artista da placenta Anne Mathilde também são doulas e conduzem os quatro encontros formativos do projeto, com a proposta de acolher mulheres e famílias, para um momento de autotransformação e de mudança na relação com o bebê. O projeto Sonoro Gestar foi fomentado pela Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT).

“As atividades são gravadas, o que permite a realização no tempo de cada família. Porém as vagas são limitadas, para podermos conhecer e acompanhar as inscritas. A nossa proposta é promover um laboratório de vivências musicais, dança e meditação e, assim, criar experiências de percepção sensorial e conexão da gestante com o próprio corpo e, consequentemente, com o bebê, auxiliando no processo de gestação, parto e criação de vínculo e confiança”, adiantou a oficineira Tuanny Godoi.

Tudo isso deve acontecer por meio de cantigas tradicionais, da dança circular, de atividades de musicalização e multissensoriais, entre outras abordagens. Mais do que o conhecimento teórico e a vivência on-line das práticas propostas, as gestantes e cuidadores poderão trocar conhecimento via aplicativo de mensagens, em um grupo promovido pelo coletivo, voltado às participantes.

Para se inscrever nas oficinas do Sonoro Gestar, basta acompanhar à live pelo perfil do coletivo @alcateiadedoulas nesta quarta-feira (28), às 19h.