sexta-feira, 12 de agosto de 2022

ceu chuva

O segundo final de semana de 2022 será marcado por chuvas em todas as Regiões do Brasil; o sol aparece em alguns estados

Sábado (8)

Sul 

Novas áreas de instabilidades vindas do interior da região espalham chuvas do oeste do Rio Grande do Sul ao oeste do Paraná, com risco de trovoadas. A chuva vem com raios e rajadas de vento e não se descartam temporais isolados.

Chove também entre o leste do Paraná e de Santa Catarina, mas são chuvas passageiras intercaladas com períodos de melhoria. Tempo aberto nas demais áreas.

Sudeste

Uma frente fria estacionária sobre a costa do Espírito Santo, mantém o corredor de umidade com muitas nuvens carregadas, chuva frequente e altíssimos volumes neste sábado por Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e norte de São Paulo. A chuva cai sobre um solo fragilizado e encharcado, dentro de uma área de relevo acidentado, por isso é iminente o risco de alagamentos e inundações.

No litoral de São Paulo, todo o estado do Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e boa parte de Minas Gerais o tempo fica fechado e com chuva frequente. Nas outras áreas, o sol aparece e ocorrem pancadas com moderada a forte intensidade, raios e rajadas de vento.

Centro-Oeste

Dia de chuva e tempo fechado em Mato Grosso e Goiás. A atuação de uma ZCAS vai manter o tempo instável, com condição para temporais e chuva volumosa, que pode ocasionar transtornos nos dois estado. Em Mato Grosso do Sul também chove, mas com menor intensidade e intercalando com períodos de sol.

Nordeste

Instabilidades se intensificam pelo sul e oeste da Bahia ao longo do dia e voltam as condições para temporais. O sol aparece e chove em forma de pancadas isoladas no restante da Bahia , também no Maranhão e Piauí. O tempo fica firme e ensolarado entre o interior da Paraíba e de Pernambuco. Nas outras áreas e no litoral, predomínio de sol e chuva passageira, sem raios.

Norte

Estão previstos temporais e chuva volumosa no sul do Pará e no Tocantins. Nas áreas do sul, leste e norte do AM o dia será marcado por céu encoberto e pancadas a qualquer hora, além de acumulados elevados. É somente no oeste do Acre que o tempo fica firme.

Domingo (9)

Sul 

No domingo o tempo fica firme em grande parte do Rio Grande do Sul, mas tem condição para pancadas de chuva isoladas no noroeste do estado. Nas áreas centrais de Santa Catarina o tempo também fica firme e aberto, mas no leste e oeste catarinense, chove fraco. No Paraná a chuva é mais expressiva, principalmente no oeste, onde os volumes são mais elevados e o risco para temporais é maior devido a presença de áreas de baixa pressão atmosférica.

Sudeste

A presença da frente fria no litoral e do corredor de umidade ainda deixa o tempo instável em todas as áreas do Sudeste. Na serra e norte do Rio de Janeiro, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Grande Belo Horizonte, e no Espírito Santo o céu fica encoberto e a chuva é mais expressiva.

Chove também de forma volumosa no norte mineiro, onde as pancadas podem ocorrer de forma persistente e causar transtornos. No interior de São Paulo, o sol volta a aparecer, e as pancadas ocorrem durante a tarde.

Centro-Oeste

Tempo instável no Centro-Oeste. A ZCAS continua atuando e mantém a condição de chuva forte e volumosa entre o nordeste de Mato Grosso e o centro-norte de Goiás. Em Mato Grosso, a chuva também ocorre com grande intensidade, principalmente na metade sul do estado por causa da presença de um sistema de baixa pressão atmosférica. Nas demais áreas de MT e GO as pancadas intercalam com períodos de melhoria.

Nordeste

A chuva ocorre de forma expressiva, principalmente no Maranhão, sul do Piauí e também no sul da Bahia. Entre o norte baiano e o centro e sul do Ceará, o tempo fica firme e aberto.

Norte

Mais um dia de tempo instável na região . A chuva acontece com maior intensidade no centro e sul do Pará. No Amazonas a nebulosidade ainda vai predominar sobre áreas centrais do estado. No centro e norte de Roraima o tempo fica firme ao longo do dia.

fonte Canal Rural