sexta-feira, 12 de agosto de 2022

6846453F-EF9D-4A10-B08C-8787A387063E

Única News
Da Redação

Foto: Luiz Alves/Secom

image

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou, durante live em suas redes sociais, a instalação de tendas, climatizadores e cadeiras nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas de Cuiabá que realizam atendimento médico de urgência e emergência, bem como nas 37 Unidades Básicas de Saúde (UBS) aptas a aplicarem as vacinas contra o coronavírus.

A medida tem como finalidade oferecer conforto e comodidade aos pacientes enquanto aguardam para serem atendidos. O anúncio é da terça-feira (18).

O prefeito adiantou que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já foi comunicada das novas adequações na estrutura da rede e os trabalhos estão previstos para ter início nos próximos dias. Na oportunidade, Emanuel divulgou o cronograma de imunização para crianças de 5 a 11 anos que começa nesta quinta-feira (20).

Do dia 20 ao dia 22, apenas o polo da Unic Beira Rio realizará a vacinação deste grupo, devido ao baixo quantitativo de imunizantes recebidos. Mediante a chegada de novas remessas, outros postos atenderão as demandas.

“Já autorizei a secretária Suellen Alliend a colocar tendas, climatizadores e cadeiras nas UPAs, Policlínicas e nas principais UBS, principalmente aquelas que estiverem vacinando, quero todas elas com tendas, cadeiras e climatizadores devido ao calor intenso da Capital. Neste período de muitas aglomerações queremos que as pessoas que esperam para serem atendidas possam aguardar a sua vez com dignidade. Vamos cuidar da saúde e da vida das pessoas até nesses mínimos detalhes, inclusive na hora da espera”, explicou.

Atualmente, Cuiabá conta com três Policlínicas nos bairros Coxipó, Pedra 90 e Planalto, além de três UPAs, sendo elas Morada do Ouro, Pascoal Ramos e Verdão.

“Em todas eu vou colocar ar condicionado na recepção também. A sala do médico merece, mas o trabalhador mais humildade, que é o nosso maior cliente, que paga nossos salários, merece ser recebido com respeito, dignidade, cadeiras, ar condicionado devido ao calor insuportável. Ar condicionado não é luxo, é necessidade, por isso eu lancei o Climatizar é Humanizar na saúde”, acrescentou o gestor.

No dia 10 deste mês, o prefeito editou o decreto nº 8.930/22 que determina o funcionamento ininterrupto das UBS das 07h às 17h, suspendendo o fechamento em horário de almoço para atendimento médico. A vacinação continua com o horário de intervalo das 11h às 13h, para que as equipes possam se revezar no almoço.

Ao todo, 37 polos promovem aplicação das doses: UNIC Beira Rio, Drive Thru UFMT (polos centrais); Aguaçu, Rio dos Peixes, Nossa Senhora da Guia (zona rural); Três Barras, Novo Paraíso, Centro de Saúde Paiaguás, Centro de Saúde CPA III, Clínica da Família CPA I, UBS 1º de Março/ João Bosco Pinheiro, Jardim União. Jardim Florianópolis, Ilza Teresinha Picolli Pagot (região norte); UBS Parque Ohara, Pedra 90V, Pedra 90 I e II, Parque Atalaia I e II, Centro de Saúde do Tijucal, UBS Jardim Industriário I e II, Jockey Clube, Santa Terezinha I e II, São João Del Rei, Novo Milenium, Jardim Fortaleza/Santa Laura (região Sul); UBS Dr. Fábio, Pedregal, Terra Nova, Baú/Lixeira, Centro de Saúde Jardim Imperial I, Campo Velho, Dom Aquino (região leste); UBS Cidade Alta, Cidade Verde, Despraiado I e II, Novo Colorado, Novo Terceiro, Santa Amália, Centro de Saúde Quilombo e Jardim Independência (região oeste).

O programa “Climatizar é Humanizar”, já contemplou 38 unidades básicas de saúde com reformas e instalação de ar-condicionados em todos os ambientes. A meta da Gestão Emanuel Pinheiro é atingir a marca de 100%.

Dentre algumas delas que receberam os equipamentos estão: unidade do João Del Rey/Novo Milênio, Dom Aquino, Renascer, Jardim Fortaleza/Santa Laura, Jardim Vitória 1, Bela Vista/Carumbé, Pedra 90 – I e II, Jardim Florianópolis/Jardim União, Tijucal, Altos da Serra I e II, Despraiado I e II, Grande Terceiro, Novo Terceiro, Rio dos Peixes, CPA 3, Jardim Independência, Colorado I e II, Parque Atalaia I e II, Pedra 90 – IV e V, Primeiro de Março, Dr. Fábio I e II, Parque Cuiabá, Pedra 90 III.