terça-feira, 09 de agosto de 2022

C173E97C-089A-4435-A73B-C3F6BE069288

O produtor rural dos dias de hoje

  • Atualmente, o sucesso da produção rural a longo prazo depende da sustentabilidade em todas as suas etapas
  • Os produtores que adotam a tecnologia estão vendo aumento de produtividade
  • É importante operar com uma mentalidade de negócios que otimize a lucratividade

 

Fornecer alimentos à população tem exigido esforços heroicos desde sempre. Para garantirem a sobrevivência das suas famílias, os nossos antepassados tinham de lutar contra as intempéries do clima, os predadores e os concorrentes humanos para encontrar alimento e proteger as suas fontes alimentares.

Tal como hoje, os primeiros agricultores não conheciam as ameaças que teriam pela frente, então tiveram que aprender a se antecipar e resolver os problemas. Ao trabalharem e protegerem as suas pequenas áreas produtivas, conseguiam manter as suas famílias bem alimentadas e criar uma vida mais estável.

Os produtores mais aplicados que se planejavam com antecedência – aqueles que adotavam novas ferramentas e técnicas para protegerem as suas terras, culturas e animais – conseguiam armazenar um pouco para o futuro da sua família. E eles prosperavam. Quando conseguiam se sair bem, compartilhavam os alimentos excedentes, as ferramentas e os conhecimentos.

Hoje em dia, as exigências com que os produtores rurais se deparam cresceram exponencialmente, junto com a dimensão das operações agrícolas e a sofisticação das suas ferramentas. Agora, os produtores têm de alimentar um mercado global. Apesar dos incríveis avanços, os seus desafios são ainda mais complexos. Atualmente, eles ainda precisam de garra, visão de futuro e boas decisões. Mas agora também têm de adotar práticas sustentáveis, abraçar as tecnologias digitais e operar de forma rentável para garantirem a sobrevivência perante o desafio da mudança da economia, das alterações climáticas e da crescente procura dos consumidores por alimentos que respondam às promessas, incluindo a rastreabilidade.

Pensamento sustentável

Condições meteorológicas extremas, recursos naturais finitos e um mercado global cada vez mais complexo fazem com que a produção rural seja mais imprevisível que nunca. Para garantirem a sua subsistência e alimentarem o mundo, os produtores rurais têm que trabalhar ainda mais para protegerem as terras.

E, embora os produtores rurais sejam os primeiros guardiães da terra, enfrentam um monitoramento ambiental cada vez maior por parte dos consumidores, que procuram garantias de que os seus alimentos sejam produzidos de uma forma ética e responsável. Para se posicionarem para o futuro, os produtores de sucesso têm que ser vigilantes com relação a todos os aspectos da produção, garantindo o bem-estar dos animais, preservando os nutrientes do solo, limitando o escoamento da água e muitos mais.

Abraçar a tecnologia

De drones agrícolas que analisam a umidade do solo ‘modelos de plantio preditivo, as ferramentas e tecnologias utilizadas pelos produtores modernos são incrivelmente sofisticadas. As tecnologias avançadas aumentaram drasticamente o nível de produção com menos recursos e permitiram aos produtores planejar e prever com uma precisão nunca imaginada.

A precisão, a velocidade e a relevância de novos dados e tecnologias continuarão a ajudar os produtores rurais a tomarem decisões melhores, mais rapidamente e mais informadas para alimentarem um mundo em necessidade alimentar crescente, ao mesmo tempo em que protegem o meio ambiente. Aqueles que abraçam as novas tecnologias e se adaptam às mudanças do meio ambiente e do mercado são os que mais beneficiam.

Fomentar o desempenho

A propriedade de subsistência do passado não alimenta a família agrícola do presente, nem alimenta os quase 8 bilhões de pessoas na Terra. Para alcançarem eficiências em escala, muitos produtores rurais dirigem operações e propriedades de grande escala por necessidade. Outros gerenciam propriedades rurais menores para aproveitarem ao máximo os seus recursos.

Independentemente do tamanho da instalação, os produtores rurais trabalham de forma diligente para alcançarem o nível máximo de produção, gerenciarem os custos, maximizarem os retornos e planejarem o futuro, tal como em qualquer outro negócio. A diferença é que a produção rural é crítica para o nosso estilo de vida.

Os produtores rurais, tal como quaisquer outros empresários, têm de ter operações rentáveis para o sustento a longo prazo.

Equilíbrio entre três pontos

Sustentabilidade, tecnologia e desempenho. Os pilares centrais da agricultura moderna são inequívocos. Ao adotarem práticas sustentáveis, abraçarem novas ferramentas e tecnologias e promoverem o desempenho, os agricultores não só garantem a sua subsistência como a subsistência das gerações vindouras. São eles que cuidam da terra e garantem um mundo bem alimentado.

Isso faz com que os agricultores sejam mais do que os guardiães da terra. São os protetores do nosso futuro.

O produtor rural dos dias de hoje

O agricultor de hoje deve equilibrar sustentabilidade, tecnologia e desempenho, e ao mesmo tempo atender às demandas dos consumidores para ter sucesso – e isso não é tarefa fácil

Fonte: https://www.cargill.com/feedingintelligence/digital-insights-operations-pt_br