terça-feira, 16 de agosto de 2022

IMG_3162-min2

Além das unidades educacionais que desenvolvem o programa, o evento está aberto a todos os profissionais da rede pública municipal de ensino

De 18 a 20 e de 24 a 26 de agosto, às 19 horas, com transmissão pela plataforma http://webjornadaouroverde.com.br/, será realizada a Webjornada: A Educação que transforma. O evento, totalmente online, é uma realização do Sicredi Ouro Verde MT em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação e outras 14 prefeituras e Secretarias de Educação, da área de atuação do Programa A União Faz a Vida.

Voltado para os profissionais da educação da rede pública municipal de Ensino e a comunidade escolar, a Webjornada vai reunir durante seis dias, sete especialistas renomados que trarão suas percepções e abordagens para os desafios do dia a dia, da Educação. As inscrições para o evento podem ser feitas no site webjornadaouroverde.com.br

Entre os temas que serão abordados estão Diversidade e equidade, Gerações e a educação, Criança e Currículo da Educação Infantil, Educação Especial e inclusão no espaço escolar, Ensino Híbrido e Ensino Personalizado e, Amor e Limites.

A coordenadora local do Programa A União Faz a Vida, Rosimar Nunes Rondon explicou que o evento está aberto a todos os profissionais da educação, não somente para aqueles que desenvolvem o programa, na rede pública municipal de Ensino. “O programa A União Faz a Vida é baseado nos princípios de cooperação e cidadania e tem como pressupostos a formação do cidadão democrático, cooperativo e comprometido eticamente com sua realidade, bem como a formação do espírito científico e investigativo. Neste sentido, o programa busca o protagonismo dos alunos e dos professores. E para sermos protagonistas temos que fundamentar nossa prática pedagógica, para além da repetição conteudista dos livros didáticos. É preciso compartilhar saberes, saberes da família, do conteúdo curricular e a experiência das crianças e assim trilhar os caminhos para os novos saberes.  A Webjornada: Educação que transforma, com as temáticas que serão abordadas possibilita e contribui para ampliarmos saberes e coletivamente qualificarmos nossa prática pedagógica, por meio de conhecimentos significativos, favorecendo a construção de uma cultura de paz, espírito crítico, enfim uma educação humanizada”, destacou Rosimar Nunes Rondon.

A União faz a Vida

A União Faz a Vida (PUFV) é um programa de responsabilidade social do Sicredi. Seu principal objetivo é promover a cooperação e a cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo com a educação integral de crianças e adolescentes. Através da metodologia ativa e de projetos, os estudantes deixam o papel de receptores de conhecimento e tornam-se protagonistas do processo de aprendizagem.

Na rede pública municipal de ensino o programa é executado em seis unidades educacionais, nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Antônio Ferreira Valentim, Henrique da Silva Prado, Prof.ª Francisca Figueiredo de Arruda Martins, Santa Cecília e Ten. Octacílio Sebastião da Cruz, com a participação de 2.171 crianças/estudantes e suas famílias, e o envolvimento de 92 educadores.

Confira a programação completa do evento e outras informações na plataforma, webjornadaouroverde.com.br

Serviço

Webjornada: A Educação que transforma

Data: De 18 a 20 e de 24 a 26 de agosto

Hora: 19h (horário de MT)

Inscrições e transmissão: webjornadaouroverde.com.br